segunda-feira, 10 de agosto de 2009

MESTRE GAVIÃO – RIO GRANDE DO SUL (Zumbi) MEMBRO DO MOVIMENTO NACIONAL INTEGRADO DE CAPOEIRA


Quilombo dos Palmares a primeira sociedade igualitária do Brasil
Zumbi nome conferido pela história ao comandante do maior e mais famoso de todos os quilombos, que foi Palmares, em terras do atual estado de Alagoa. Também identificado por Ganga Zumba, esse chefe principal do agrupamento seria uma espécie de rei aglutinando em seu título, por extensão, as qualidades de um deus.

Vimos em diversas oportunidades, como o índio lutou (e luta) para fazer valer seus direitos. A mesma coisa deve ser dita com relação ao negro. Em nenhum momento, ele aceitou passivamente sua condição de escravo. Ele reagiu suicidando-se, evitando a reprodução, assassinando proprietários, feitores, capitães-do-mato, fugindo, organizando quilombos. E foi para destruir quilombos que nasceu o sertanismo de contrato. Gente contratada para destruir gente. Com autorização e apoiadas autoridades portuguesas, senhores de engenho e proprietários de fazenda de gado financiaram diversas expedições armadas. Para quê?

- Para acabar com tribos indígenas que resistiam a dar lugar a canaviais e pastagens. - Para destruir aldeias de negros fugidos da escravidão, isto é, quilombos.
A maioria das tribos, especialmente do Nordeste, foi exterminada: a desigualdade de forças e armas era muito grande. Quanto aos quilombos, alguns conseguiram resistir por algum tempo. Um deles, o de Palmares, resistiu por mais de um século...até ser destruído pelo paulista contratado, Domingos Jorge Velho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.