terça-feira, 11 de agosto de 2009

MESTRE GAVIÃO – RIO GRANDE DO SUL (Descobri Que Tem Raça Negra Aqui) MEMBRO DO MOVIMENTO NACIONAL INTEGRADO DE CAPOEIRA






















Salve Companheiros(as)! Recebi esse livro da minha amiga Daniela Lessa (Bicho do Mato) Capoeirista colaboradora deste livro, que fala das comunidades Quilombolas Armada, Maçambique, Monjolo e Torrão.


DESCOBRI QUE TEM RAÇA NEGRA AQUI
2ª EDIÇÃO
APRESENTAÇÃO

COM ESTA PUBLICAÇÃO, QUEREMOS prestar nosso depoimento, lançar nosso olhar e repartir – através do resgate histórico e das imagens – convívio que nós, do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA), tivemos com as comunidades quilombolas Torrão,Monjolo, Maçambique e Armada (no interior dos municípios de Canguçu e São Lourenço do Sul) durante a realização do projeto Pequenos Agricultores Quilombolas. Não temos a pretensão de contar a história de um povo, o povo negro das comunidades quilombolas do território sul do Rio Grande do Sul. Queremos recontar a história destas pessoas, suas tradições, tristeza, discriminação, lutas, alegrias e vitórias.

Retratamos aqui o cotidiano deste encontro, a metodologia utilizada, como se deram as trocas de saberes, de cultura, a mútua descoberta, o respeito às tradições das comunidades, ao seu passado e presente de luta e resistência e a construção de melhores dias. Numa sociedade que teima em não reconhecer a dívida histórica com o povo negro e não estabelece formas de superação das desigualdades, queremos mostrar a esperança sempre renovada de um povo que luta, caminha e não desiste: celebra, canta e conta suas histórias.
A lenda do galo de ouro é talvez a mais repleta de significado desta esperança....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.