
Salve Companheiros(as)! Recebi esse livro da minha amiga Daniela Lessa (Bicho do Mato) Capoeirista colaboradora deste livro, que fala das comunidades Quilombolas Armada, Maçambique, Monjolo e Torrão.
DESCOBRI QUE TEM RAÇA NEGRA AQUI
2ª EDIÇÃO
APRESENTAÇÃO
COM ESTA PUBLICAÇÃO, QUEREMOS prestar nosso depoimento, lançar nosso olhar e repartir – através do resgate histórico e das imagens – convívio que nós, do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA), tivemos com as comunidades quilombolas Torrão,Monjolo, Maçambique e Armada (no interior dos municípios de Canguçu e São Lourenço do Sul) durante a realização do projeto Pequenos Agricultores Quilombolas. Não temos a pretensão de contar a história de um povo, o povo negro das comunidades quilombolas do território sul do Rio Grande do Sul. Queremos recontar a história destas pessoas, suas tradições, tristeza, discriminação, lutas, alegrias e vitórias.
Retratamos aqui o cotidiano deste encontro, a metodologia utilizada, como se deram as trocas de saberes, de cultura, a mútua descoberta, o respeito às tradições das comunidades, ao seu passado e presente de luta e resistência e a construção de melhores dias. Numa sociedade que teima em não reconhecer a dívida histórica com o povo negro e não estabelece formas de superação das desigualdades, queremos mostrar a esperança sempre renovada de um povo que luta, caminha e não desiste: celebra, canta e conta suas histórias.
A lenda do galo de ouro é talvez a mais repleta de significado desta esperança....
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.